REconomy Canvas
O REconomy Canvas nasceu, conceitualmente, no Programa de REconomia do Rio de Janeiro, durante o Fórum de Empreendedores Regenerativos Locais em novembro de 2020, quando diversos negócios de transição foram reunidos.
Durante os encontros do fórum, fizemos uma jornada de mergulho nos conceitos de empreendedorismo regenerativo e redesign dos modelos de negócios. No entanto, ao usar o tradicional Business Model Canvas durante o processo, algumas práticas significativas de mercado propostas pelo framework, acabavam se chocando com princípios básicos do Movimento de Transição e do Design de Culturas Regenerativas. O modelo tradicional reflete, em grande parte, os paradigmas da escassez e da competição.
A partir dessa experiência, surgiu a ideia de criar o REconomy Business Model Canvas, uma ferramenta conectada aos princípios da transição. Diferente do "business as usual", o REconomy Canvas representa um "business as caring", no qual o negócio leva em conta as vocações e necessidades locais, contribuindo para impulsionar potências e fortalecer conexões colaborativas no território em que atua. Nesse modelo, a parceria com outros negócios locais é valorizada, fortalecendo a comunidade e criando um círculo de prosperidade compartilhada. Além de considerar aspectos financeiros, humanos e ambientais, os recursos do negócio são vistos como regenerativos, promovendo impacto positivo e sustentável.
Com o REconomy Business Model Canvas, buscamos uma abordagem mais consciente e inclusiva, alinhada com a construção de um futuro sustentável e colaborativo, onde a prosperidade é alcançada não apenas pelo negócio em si, mas pelo bem-estar da comunidade e do ambiente ao seu redor. Amplia a compreensão do trabalho regenerativo, onde abandonamos uma abordagem centrada no PROJETO para conceber uma abordagem ampliada para o LUGAR. Entendimento de que não existe definição de sucesso particular que não seja ao mesmo tempo uma definição de sucesso para o todo.