Laboratórios e Experimentos

Nossas experimentações abraçam novos paradigmas sócio-econômico-culturais, permitindo que as organizações conheçam e vivam novas formas de empreender, gerir e se relacionar. Você já imaginou como seria criar negócios que atendessem às necessidades críticas do mundo e estabelecessem relações onde todos ganham? E se, para além das necessidades do mundo, nosso drive seja impulsionar a vitalidade dos ecossistemas onde nossas organizações estão inseridas? E que tal revisitar valores humanos que nos aproximam, gerando empatia e um desejo genuíno de cuidado mútuo? Nossos experimentos desafiam o status quo e nos permitem enxergar caminhos que nos levam além do cotidiano, ampliando nossa capacidade de ver e sentir.

Conheça alguns projetos de referência no campo dos Laboratórios:

HUB DE NEGÓCIOS REGENERATIVOS

UM COLETIVO DE ORGANIZAÇÕES TRABALHANDO POR UM NOVA CULTURA NOS NEGÓCIOS

Uma comunidade de empreendedores regenerativos trabalhando de forma colaborativa com base em Governança Holacrática para transformar a cultura nos negócios. No coração de um mundo que busca equilíbrio, o Hub de Negócios Regenerativos floresce como um espaço vivo, onde inovação e cuidado com a vida se encontram. Somos mais que um coletivo: somos um organismo em constante evolução, composto por mentes e corações que compartilham um propósito comum – regenerar o planeta enquanto transformamos a forma como vivemos e trabalhamos.

Composto majoritariamente por mulheres e enriquecido por uma diversidade vibrante de idades, experiências e culturas, nosso Hub é um lugar onde as diferenças se tornam a força que nos impulsiona. Aqui, trabalhamos em harmonia com os princípios dos sistemas vivos, cultivando relações de apoio mútuo e criando soluções que geram impacto real nas dimensões social, ecológica, cultural e econômica. Nossa rede se expande em várias direções, desde educação autodirigida e transição de cidades até saúde integral e design regenerativo de territórios. Estamos presentes nas mesas de diálogo global, nos movimentos comunitários locais e nas inovações práticas que transformam territórios em espaços resilientes e regenerativos. Por que fazemos isso? Porque acreditamos que a regeneração começa em cada um de nós. Acreditamos no poder da colaboração profunda para potencializar a força de ação e transformação. Em nossas reuniões, tensões se tornam combustível para evolução, enquanto momentos de afeto nos conectam com o que importa: o bem-estar coletivo e planetário. Sonhamos com um futuro onde cada organização, cada comunidade e cada território encontre caminhos para florescer. Um futuro que começamos a construir agora, com práticas regenerativas que nos lembram que somos parte de algo maior – um ecossistema interconectado, pulsando vida.

REDE RECONOMY

O movimento de REconomy emerge como uma resposta transformadora à necessidade de reconstruir economias locais resilientes, conectadas aos princípios dos sistemas vivos. No mundo, ele atua como uma rede vibrante de iniciativas que promovem transições econômicas baseadas em valores como colaboração, regeneração e relocalização. Inspirado pelo movimento Transition Towns, o REconomy valoriza a interconexão entre comunidades, estimulando a criação de negócios sociais, cooperativas e moedas locais que fortalecem a soberania econômica e o cuidado com o planeta. Em países como Reino Unido e Alemanha, o movimento já demonstrou seu potencial de impactar políticas públicas e transformar economias locais, evidenciando que regenerar economias é um caminho viável e necessário.

No Brasil, a REconomy encontra terreno fértil em iniciativas comunitárias, redes de economia solidária e projetos inovadores que integram práticas regenerativas e sociais. De mercados de troca a sistemas agroecológicos, o movimento impulsiona coletivos e territórios na construção de soluções enraizadas nas realidades locais. A partir da pluralidade cultural e da riqueza ecológica do país, a REconomy no Brasil não apenas ressignifica a forma de fazer economia, mas também inspira ações globais com sua criatividade e capacidade de adaptação.

T.E.R.R.A.

É a sigla para Transição de Empreendedores em Rede Rumo à Abundância. Uma organização em rede, aberta, que funcionou entre 2018 e 2020, no Rio de Janeiro, como um laboratório de um micro-ecossistema de empreendedores de novas realidades. A T.E.R.R.A. era um projeto-laboratório do movimento da transição, onde pudemos experimentar inovadores sistemas de governança distribuída e de relações econômicas com criptomoeda social local própria, enquanto investigávamos o empreender em sistemas de rede aberta, não excludente, colaborativo e não violento. Colhemos muita experiência e aprendizado no processo. O experimento foi encerrado durante a pandemia de Covid 19. Mas a rede de "TERRÁQUEOS TRANSICIONISTAS" segue criando projetos inovadores e disruptivos.

IN LOCO

O IN LOCO surgiu da ideia de levar a boa música de artistas contemporâneos do cenário carioca a ambientes diferenciados, intimistas e acolhedores, fundamentados na Economia Colaborativa. Nosso propósito é aproximar o público de artistas de alta qualidade, que buscam espaços para apresentar seus trabalhos autorais. Trabalhamos incansavelmente para resgatar o cuidado, a presença e a atenção em tudo o que fazemos e como nos relacionamos uns com os outros. Dessa maneira, acreditamos que estamos apoiando a criação de espaços de experiências íntegras e diversas, baseados na premissa do ganha-ganha-ganha: ganha quem produz e apresenta, ganha quem vem apreciar e valorizar o trabalho e, claro, ganha o nosso planeta, já que nosso evento é concebido para minimizar totalmente impactos negativos e disseminar novos paradigmas. IN LOCO é mais do que um simples evento musical, é um laboratório de Economia Colaborativa, onde as interações e trocas entre os participantes são incentivadas e valorizadas. Aqui, a música autoral ganha destaque, proporcionando aos artistas um espaço para expressar sua arte com autenticidade e ao público uma experiência única e envolvente.

Olá
Somos a Social Contemporâneo