Jornadas de Aprendizagem
Nossas jornadas de aprendizagem são cuidadosamente concebidas para proporcionar uma compreensão profunda da vida e do papel singular de cada indivíduo e organização dentro dos complexos sistemas vivos que nos cercam. Adaptadas de maneira precisa para atender às características e idades de nosso público, nossos programas oferecem um rico espectro de conhecimentos e experiências destinados a estimular a percepção sistêmica da realidade, capacitando assim os participantes a desempenhar um papel significativo e consciente em nossa interconectada teia de existência. Nossos programas abrangem criatividade, futuros, ecologia profunda, psicologia, novas economias, colaboração, apoiados por conceitos como: gestão horizontal, novas economias e empreendedorismo regenerativo.
Conheça alguns projetos de referência no campo das Jornadas de Aprendizagem:
VALE
WORKSHOP CRIATIVIDADE, COCRIAÇÃO E INOVAÇÃO
CENÁRIO: Por meio de sua Universidade Corporativa – Valer, a Vale tem estruturado um portfólio de treinamentos e ações de desenvolvimento para seus diversos públicos, focado em habilidades técnicas, de gestão e liderança, e, ainda, transversais, relacionadas a temas centrais para a estratégia da empresa, tais como segurança, modelo de gestão Vale VPS, gestão de riscos e sustentabilidade.
DESAFIO: Estagnação criativa e conflitos. Encontrar meios de estimular seus colaboradores, de diferentes áreas de atuação, a ampliar seus soft skills, sua capacidade de inovação, empatia e trabalho colaborativo de equipe.
MATERIALIDADE: Criar o ambiente de aprendizagem ideal, rico em provocações e espaço criativo de trocas. Desenvolvemos um workshop dinâmico que estimulou os colaboradores a mergulharem no universo da inovação, pensando criatividade, inteligência coletiva, relacionamentos e co-criação intencional para reinventar seu dia-a-dia de forma a provocar novos olhares e novos caminhos para realização de projetos internos.
NEOENERGIA
DESCONFERÊNCIA ODS
CENÁRIO: A Neoenergia transformou seu modelo de negócio para torná-lo mais sustentável. A empresa oferece produtos energéticos cada vez mais competitivos, com o menor impacto ambiental possível. A contribuição da companhia para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades e para a proteção ambiental se alinham ao compromisso assumido com a agenda 2030 da ONU, por meio dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esse compromisso passou a compor as necessidades internas da cia em disseminar a compreensão e visão estratégica dos ODS por toda a estrutura e diferentes áreas.
DESAFIO: Disseminar os ODS como agenda estratégica aplicável a diferentes projetos internos da cia bem como nos territórios de atuação direta no Brasil.
MATERIALIDADE: O Design de um projeto específico para a NEOENERGIA onde focamos em sensibilização e envolvimento dos colaboradores de 5 diferentes escritórios (e estados) da Empresa mergulhando nos ODS e nos potenciais projetos a serem desenvolvidos em atendimento a Agenda 2030 em cada território. Trabalhamos em modelo de desconferência, promovendo integração do público e enriquecendo as trocas com dinamismo. O formato favoreceu o fluxo de conhecimento entre todos, respeitando, valorizando e cuidando do lugar de fala de cada um dos presentes, reconhecendo o valor das inteligências presentes de forma equânime e horizontal. O projetos que surgiram, foram avaliados pelo corpo gestor e absorvidos nas estratégias da empresa como táticas de implementação dos ODS.
SEBRAE
DIÁLOGOS DA TRANSIÇÃO
CENÁRIO: O Sebrae MS, por meio do Programa Cidade Empreendedora, objetiva incentivar além do desenvolvimento do Plano de Desenvolvimento Econômico dos Municípios, a implementação dos planos nas cidades em que atuam. O PDE busca a implantação de políticas de desenvolvimento nos eixos estruturantes de desburocratização, compras públicas, sala do empreendedor, liderança, educação empreendedora e no eixo de competitividade Cidade Agro.
DESAFIO: Criar um ambiente inspirador e motivador para que o engajamento comunitário pudesse se desenvolver com base nos princípios e tecnologias das Cidades em Transição.
MATERIALIDADE: Preparamos multiplicadores que pudessem inspirar e engajar os participantes do Plano de Desenvolvimento Econômico participativo do Sebrae, no âmbito do Cidade Empreendedora para facilitar o planejamento e engajamento na implementação do PDE. Nosso objetivo maior era conectar propósitos. Desenvolver aquilo que faz mais sentido para cada pessoa dentro do seu universo, unindo e colocando a serviço do contexto e desafios locais.